top of page
Terapia de Casais
A terapia ocorre quando um casal, ou um de seus membros, procura ajuda psicológica em busca de caminhos para atingir uma maior satisfação no seu relacionamento e/ou equilíbrio emocional dos cônjuges.
O que irá decidir pela renovação da relação ou não será o que ela representa para cada um dos parceiros, o sentimento que um ainda mantém pelo outro e o quanto estão dispostos a investir neste processo.
A procura por terapia de casal tem os mais diversos “porquês”, mas geralmente está relacionado a:
-
Falta de expressão de afeto de um ou de ambos os membros.
-
Expressão excessiva de afetos negativos, depreciativos ou ironias.
-
Deslealdades.
-
Mentiras ou suspeita delas.
-
Traições ou suspeitas.
-
Falta de comunicação.
A terapia de casal tem como meta conduzir para o bem estar do relacionamento a partir das necessidades de cada parte desta dupla.
Uma entrevista inicial visa analisar e identificar as atitudes, formas de interação do casal e quais as percepções de cada um sobre o seu relacionamento. As motivações, patologias e características da personalidade de cada um, também fornecem subsidio para o entendimento da dinâmica disfuncional do casal.
Com base no método e nas técnicas das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs) o processo psicoterapêutico tem como objetivos:
-
Estabelecer um patamar de comunicação construtivo capaz de resolver os problemas de forma colaborativa.
-
Rever determinadas crenças irreais inseridas no relacionamento, como por exemplo: as pressuposições sobre as reações do cônjuge, os padrões rígidos de “como deveria ser”, expectativas irreais das atitudes do outro, etc.
-
Regular as emoções: expressas de forma extremada tanto para mais como para menos.
-
Maximizar a reciprocidade de atitudes positivas entre os pares e minimizar os comportamentos negativos.
-
Desenvolver um relacionamento com equilíbrio de poderes.
Referências:
bottom of page