WhatsApp_icone.png

compras compulsivas

Compras Compulsivas

O que é?

As Compras Compulsivas (CC) ou oniomania estão relacionadas à necessidade urgente de aquisição realizada de forma intempestiva e repetitiva, que foge do controle, sem planejamento financeiro prévio e que geralmente trazem consequências indesejadas para a vida da pessoa.

A origem das CC pode estar na dinâmica familiar com algum tipo de comportamento aditivo, na questão genética e nos apelos sociais e midiáticos. As fragilidades emocionais também encontram no consumo desenfreado respostas para obter reconhecimento, gratificação ou recompensa.

Compras-compulsivas.jpg

A satisfação não está na aquisição do objeto em si, mas no ato da compra. Esse comportamento está relacionado ao prazer e satisfação e em sua maioria serve para amenizar as frustrações, ansiedade ou depressão.

As CC provocam sofrimento à pessoa compradora e às próximas.

A satisfação pela compra vem acompanhada pela culpa e arrependimento pelo ato impulsivo gerador de angústia. Os problemas com endividamentos da família também são bastante comuns. Juntam-se a isto as críticas e perda da credibilidade que repercutem no estremecimento ou rompimento de relações sociais, afetivas e profissionais.

O que distingue o comprador patológico não é o montante de dinheiro gasto ou a quantidade de produtos adquiridos e sim o grau de preocupação, o nível de estresse e as consequências adversas resultantes das compras.

Quais as principais Características?

De acordo com McElroy e colaboradores (1995) as características relacionadas ao ato de comprar compulsivamente consistem em:

  • Preocupação frequente com comprar ou impulso para comprar que é experimentado como irresistível, intrusivo e/ou sem sentido.

  • Comprar com frequência mais do que se pode pagar, itens que não necessita ou comprar por períodos de tempo mais longos do que pretendia.

  • As preocupações com compras, impulsos ou comportamentos para comprar causam estresse acentuado.

  • Consome muito tempo no ato da compra ou planejamento.

  • Interfere significativamente no funcionamento social ou ocupacional.

  • Resulta em problemas financeiros.

Qual o tratamento?

O tratamento psicológico das Compras Compulsivas (CC) se realizará por meio da psicoterapia individual e de orientação familiar. Tratamentos complementares através de outras áreas da saúde poderão ser sugeridos.

As técnicas das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs) aplicadas ao tratamento das CC vão ao encontro do reestabelecimento do autocontrole.

A partir do estímulo das motivações para mudança comportamental próprias de cada um será desenvolvido o entendimento das situações de risco e as habilidades para enfrentá-las.

A reinterpretação dos significados atribuídos às CC reflete no controle sobre os impulsos e em sentimentos de maior bem estar.

A prevenção a recaídas é uma prática psicoterapêutica de importância reconhecida incorporada a etapa final do tratamento, objetivando a manutenção das mudanças adquiridas e de padrões mais adequados de compras.

Referências: