Contato:

Agende sua consulta ou entre em contato através do formulário abaixo para tirar as suas dúvidas e/ou obter informações referentes ao seu atendimento.

Retornarei seu contato em até 24h.

Preencha os dados abaixo.

* indica campo obrigatório.

© 2019 Todos os direitos reservados. Por Diego Designer

SC 401 Square Corporate

Rodovia José Carlos Daux, 5500

Torre Lagoa B, Sala 213 - Saco Grande

Florianópolis-SC - CEP: 88.032-005

Links_úteis.png
Referências_bibliográficas.png
WhatsApp_.png
WhatsApp_icone.png

DEPENDÊNCIA tecnológica

Dependência Tecnológica (DT)

O que é?

A Dependência Tecnológica ou por Internet é estudada desde o início dos anos 90, sendo detectado um incremento nos comportamentos aditivos nas últimas décadas. A popularização dos dispositivos móveis, tipo smartphones e tablets, e a presença de redes Wi-Fi na maioria dos lugares corroboraram para o aumento da dependência.

Há inicialmente a fascinação pela possibilidade de obter informações, imagens, música, jogos ou aplicativos através do ciberespaço e principalmente as interações sociais com a vantagem do anonimato.

Com o passar do tempo o uso intensificado de redes sociais, aplicativos de mensagens, chats, videogames e jogos via internet ultrapassam a necessidade de comunicação ou de diversão adquirindo um caráter compulsivo.

Este comportamento aditivo gera perdas significativas nas relações sociais, afetivas, laborais e sofrimentos psíquicos como ansiedade e depressão.

Quais as principais características?

  • Preocupação excessiva com Internet.

  • Necessidade de aumentar o tempo conectado (online) para ter a mesma satisfação.

  • Exibir inutilmente esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da internet.

  • Quando o uso da internet é restringido, apresentar instabilidade emocional, irritabilidade ou depressão.

  • Permanecer mais tempo conectado (online) do que o programado.

  • Ter o trabalho e as relações familiares e sociais em risco pelo uso excessivo de internet.

  • Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas conectadas.

Qual o tratamento?

O foco no tratamento da DT está na obtenção da autoeficácia para administrar o uso da internet de forma mais saudável.

Para atingir eficazmente este objetivo o DT contará dos benefícios da psicoterapia individual e com a ajuda e compreensão dos pais, cônjuges ou amigos participantes da orientação familiar.

Busca-se através das técnicas das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs) o entendimento dos significados atribuídos a cada tipo de comportamento dependente, as peculiaridades e as situações que os desencadeiam.

Desta avalição resultam planejamentos para mudanças que podem envolver o desenvolvimento de habilidades sociais como a eficácia nas relações interpessoal, a tolerância a estresse e a regulação emocional.

A “releitura” das formas de pensar que levam ao comportamento dependente também resultará em atitudes mais positivas que atendam de forma melhor aos anseios de cada pessoa.

Em alguns casos em que envolve sintomas como depressão ou ansiedades a ajuda de  outros profissionais da saúde pode ser recomendado para melhorar o resultado desejado.

Referências: